Tatiana Peres

Atendimento psicológico a crianças

O atendimento psicológico a crianças, também chamado de psicoterapia infantil, tem por objetivo o cuidado com a saúde mental da criança. É um espaço voltado ao acolhimento das angústias, dos medos e das inseguranças dos pequenos. 
 
O tratamento tem como objetivo a promoção de uma infância saudável e o bem-estar familiar, prevenindo problemas do desenvolvimento e resolvendo conflitos. 
 
Cabe ao psicólogo, auxiliar na expressão das emoções da criança, alcançando e conquistando sua confiança por meio de uma intervenção em sua linguagem, através do lúdico e de brincadeiras. 

Como funciona a Psicoterapia Infantil?

As primeiras sessões do atendimento psicológico a crianças envolve também os pais. Essas primeiras conversas têm como objetivo a coleta de informações a respeito da história da criança e de sua família. 
 
Em um momento seguinte o profissional passa a conversar apenas com a criança, sendo mediador entre ela e seus próprios sentimentos e emoções. Para que isso se torne expresso e possa ser trabalhado, o psicologo utiliza de diversos meios, o que inclui desenhos, jogos e massinhas. 
 
Enquanto se diverte, a criança expressa-se através do simbólico, fornecendo ao terapeuta recursos para ajuda-la a enfrentar o mundo de maneira mais saudável. 

Quando procurar ajuda?

O adulto consegue se entender melhor e expressa com facilidade seus sentimentos e frustrações. Já a criança, possui uma certa dificuldade em demonstrar suas emoções e por isso, geralmente se expõe de outras maneiras.
 
Sendo assim, temos duas formas básicas para avaliar a necessidade do atendimento psicológico a criança:
  • Mudanças comportamentais (hipoatividade e hiperatividade principalmente)
  • Sintomas físicos (problemas para dormir e distúrbios alimentares, são bons exemplos)
Diante de algum desses fatores, entre em contato e agende uma consulta. Estou à disposição.